quarta-feira, 2 de abril de 2014

Boatos.

Não chegou a ser uma novidade o boato de que Alex poderia sair do Coxa, sugerindo inclusive uma aposentadoria precoce. Ainda menos impressionante foi o próprio atleta desmentir a notícia (ainda que em entrevista cedida agora pela manhã, o craque tenha admitido que realmente aventou a possibilidade de parar com pessoas próximas), reafirmando seu compromisso até o final do ano com seu clube de coração. 

E explico o motivo pelo qual nenhuma das situações impressiona: em um ambiente onde tudo se faz às escondidas, a especulação impera, e os desmentidos se tornam frequentes e necessários.

Esse é o ambiente atual no Coritiba. Uma verdadeira caixa de pandora, onde nada é esclarecido, tudo é escondido, os principais dirigentes se escondem, e desmentir boatos acaba se tornando um hábito. 

Isso se arrasta também para outros setores do clube, como por exemplo o real valor da dívida do clube, pois ninguém com respaldo ligado à diretoria resolve abrir o jogo. 

E não se enganem com publicações de balanços, pois números podem esconder "esqueletos" existentes nos armários do Couto Pereira. Obviamente que hoje é mais difícil de serem feitos grandes ajustes contábeis, a fiscalização já se aperfeiçoou quanto a essas práticas, mas esqueletos não ficam explícitos em simples demonstrativos contábeis/financeiros.. 

A dita "Revolução Alviverde" passou da hora de seu início, e o primeiro passo é a verificação não só dos números contábeis, mas de uma completa análise em todos os setores do Verdão, o que no jargão do mundo dos negócios chamamos de due diligence, incluindo contratos com fornecedores, negociações com bancos, contratações de jogadores e funcionários, entre outros pontos.

E quanto ao campo, não existe milagre no futebol. Montagem de elenco equilibrado, técnico com experiência com clubes de massa, além de boas condições de trabalho, são as premissas para o sucesso. Por enquanto são muitos os boatos relacionados ao novo técnico e novos reforços, mas de efetivo, somente a vinda de Baraka. 

O futebol pode ser um mundo completamente diferente dos demais se pensarmos nas relações existentes internamente. No entanto, omitir, mentir, encobrir ou manipular, são situações inaceitáveis em qualquer ambiente, e o torcedor merece ser colocado a par de tudo o que acontece, pois sua paixão maior é o clube e seu crescimento, e não a figura pessoal de alguns.

SAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário